//

Cabeçalho

11 de nov de 2015

Dez dicas de redação

| |
Olá pessoal, aqui é a Stella e como eu tenho certeza que muita gente está com medo da correção da redação, eu trouxe algumas dicas pra te ajudar a melhorar e conseguir ir bem da próxima vez. Então vamos lá:

Dez dicas para fazer uma boa redação

  1.  Introdução, desenvolvimento e conclusão: Na hora de escrever o texto, pense em preencher esses requisitos. Primeiro apresente o assunto com a introdução, desenvolva seus argumentos e então proponha uma solução.
  2. Direitos Humanos: Tome cuidado com os direitos humanos, utilizar palavras para se referir à alguém como ‘’pobre’’ pode te descontar pontos.
  3. Senso comum: Não fique preso ao que todo mundo concorda. Se defender algo que todos já sabem, seu texto fica desinteressante. Seja criativo.
  4.  Não esqueça do título: Não esqueça de dar um título ao seu texto argumentativo, essa regra só pode ser revista quando se trata de outros gêneros textuais.
  5.   Brainstorming: Já ouviu falar na tempestade de ideias? Leia o tema, pense sobre ele, leia os textos auxiliares e então, num cantinho da folha, escreva as palavras que vier em sua mente sobre o assunto. Depois, elimine os tópicos até ficarem somente os que você quer tratar no texto, numere e escreva sobre eles na ordem numerada. Começar o texto sem ideias na mente pode ser um problema.
  6. Comece pela redação: Provas como o Enem são extremamente cansativas. No dia da redação, comece por ela. Se a deixar por último vai escrevê-la estando cansado e isso pode atrapalhar no desenvolvimento das suas ideias.
  7.  Releia o texto: Antes de passar o rascunho pra folha oficial, releia e procure possíveis erros. Caso os encontre, corrija.
  8. Não generalize: Não generalize assuntos ou pessoas, isso pode empobrecer o seu texto. Procure tratar dos assuntos de forma objetiva. Evite coisas como ‘’Os brasileiros têm mania de deixar para a última hora.’’ Isso pode ser visto também como senso comum.
  9. Evite repetições: A vantagem de ter um vocabulário amplo é que você provavelmente não vai repetir palavras. Procure sempre evitar repetições de palavras, use somente se for extremamente necessário. E nunca repita argumentos.
  10. Seja claro e objetivo: Essa regra é essencial na comunicação escrita. Seja claro nas suas informações e objetivo com seus argumentos.
Espero que tenham gostado. Até a próxima~ Beijinhos.
Stella Luz